Caros tenistas seniors,

A FENASET tem procurado apoiar a realização de mais e melhores eventos de tênis seniors. Para isso, tem trabalhado junto com organizadores e com a CBT para que as condições de participação sejam melhoradas, propiciando um aumento no número de tenistas que jogam o Circuito.

Recentemente, a FENASET analisou diversas situações que poderiam ser melhoradas ou alteradas, visando sempre que o torneio transcorra da melhor maneira possível para a maioria dos tenistas, tentando sempre conciliar os interesses dos tenistas, dos organizadores, dos patrocinadores e da CBT.

A fim de nos subsidiar, contamos com várias informações, tais como análises técnicas da arbitragem e opinião dos tenistas. No período de 01 a 10/12/2021 lançamos uma pesquisa de opinião para que os tenistas manifestassem o seu diagnóstico e sugestões de melhorias. Recebemos 85 (oitenta e cinco) formulários de respostas, tendo sido todas analisadas no âmbito da Diretoria da FENASET.

Seguem alguns gráficos sobre o perfil dos tenistas que responderam a pesquisa:

Em relação aos diagnósticos e sugestões de melhorias, foram consideradas de alta prioridade aqueles em que ao menos dois terços (66%) dos tenistas manifestaram a sua concordância (notas de 6 a 10), conforme demonstrado abaixo:

> Realizar as categorias de duplas mistas e/ou torneio de consolação (84,60%)

> O custo das viagens é alto (82,30%)

> O modelo de torneios, com eliminação na primeira rodada, não estimula a participação (77,60%)

> É correta a redistribuição dos jogos de maneira uniforme durante a semana (76,50%)

> Jogadores locais deveriam ter incentivo para participar (70,60%)

> Seria melhor dividir as categorias de duplas de 10 em 10 anos, em vez de 5 em 5 (69,30%)

> O valor da inscrição está muito alto (65,80%)

                Com o intuito de atender às demandas da maioria dos tenistas, a Diretoria da FENASET deliberou as seguintes ações:

DEMANDAAÇÕES
Realizar as categorias de duplas mistas e/ou torneio de consolação (84,60%)   O modelo de torneios, com eliminação na primeira rodada, não estimula a participação (77,60%)   É correta a redistribuição dos jogos de maneira uniforme durante a semana (76,50%)Recuar o início das categorias 50 e 55 anos para segunda-feira, a fim de que os jogos fiquem mais bem distribuídos durante a semana, propiciando condições para realizar eventos extras.   Conversar com cada organizador de torneio e pedir a realização de eventos extras, tais como duplas mistas e torneio de consolação.
O custo das viagens é alto (82,30%)Incrementar a campanha de doação ao projeto de recursos incentivados da Fenaset, a fim de captar recursos que possam ajudar os tenistas associados nos torneios (alimentação, estadia, confraternização etc…)
Jogadores locais deveriam ter incentivo para participar (70,60%)  Conversar com cada organizador de torneio e pedir a análise de algum incentivo aos tenistas locais, como forma de aumentar a participação destes nos torneios.
Seria melhor dividir as categorias de duplas de 10 em 10 anos, em vez de 5 em 5 (69,30%)A partir de 2022, nas categorias 50 a 90 anos, o torneio de duplas será dividido em idades de 10 em 10 anos.
O valor da inscrição está muito alto (65,80%)  Conversar com cada organizador e pedir que o valor das inscrições seja o menor possível, bem como que seja cobrado em separado as categorias simples e duplas.

Algumas considerações importantes sobre as decisões tomadas:

a) Foi realizado um estudo técnico pelo árbitro Felipe Munno, com base nos torneios realizados em anos anteriores. A conclusão foi de que os jogos estão distribuídos muito irregularmente durante a semana, impossibilitando a realização de eventos extras e/ou avançando os jogos de duplas para horários tarde da noite. Esse fato foi causado, em grande parte, pela inclusão da categoria 30 anos e no aumento significativo de participação nas categorias 35 a 45 anos. Na conclusão do árbitro, o ideal seria que todas as categorias iniciassem na segunda-feira, como acontece nos torneios jogados na América do Sul em que os brasileiros participam (Peru, Chile, Argentina etc..), mas que o recuo das categorias 50/55 anos para segunda-feira ajudaria muito a distribuição de jogos durante a semana, possibilitando que os jogos de duplas terminem mais cedo e abrindo espaços para a realização de eventos extras (duplas mistas e/ou consolação);

b) A Diretoria da FENASET entende que as decisões devem se pautar no interesse da maioria, vendo o torneio como um todo. Não é possível atender todos os interesses individuais. Como exemplo, citamos as categorias 50 e 55 anos que serão recuadas para segunda-feira. Mesmo considerando as respostas da pesquisa somente de tenistas dessas categorias, a maioria entende que é correta a redistribuição dos jogos de maneira uniforme durante a semana;

c) Um aspecto que fica bastante claro nos torneios ITF Seniors: 75% (setenta e cinco por cento) dos tenistas são eliminados na primeira ou segunda rodada e geralmente os tenistas que jogam as semifinais são os mesmos. Em torneios seniors, os tenistas eliminados querem ter uma segunda chance de jogarem, seja nas duplas, duplas mistas ou torneio de consolação. Faz parte dos objetivos de uma Associação de Tenistas Seniors fomentar a prática do esporte e estimular para que tenhamos sempre mais e melhores eventos, com aumento no número de inscritos.

Em razão do exposto, são as seguintes as deliberações da Diretoria da FENASET para os torneios ITF Seniors 2022:

1) As categorias 50 e 55 anos de simples iniciarão na segunda-feira, como já acontece com as categorias 60 a 90 anos. As demais categorias iniciarão no dia necessário para que a final seja no sábado.

2) As categorias 50 a 90 anos de duplas iniciarão na segunda-feira, com inscrições até às 12 h da segunda-feira. As demais categorias de duplas iniciarão no dia necessário para que a final seja na sexta-feira, com inscrições até às 12 h do dia em as categorias de simples iniciarem.

3) Nas categorias 50 a 90 anos, que começam na segunda-feira, a FENASET conversará com cada organizador de torneio, pedindo a realização do torneio de duplas mistas e/ou consolação. A realização desses eventos é decisão exclusiva do organizador e dependerá do interesse do organizador e da disponibilidade de quadras. Serão avaliados os resultados obtidos em 2022 para fins de inclusão das demais categorias em 2023.

4) Nas categorias 50 a 90 anos, as categorias de duplas e duplas mistas serão de 10 em 10 anos (50, 60, 70, 80, 90 anos). Serão avaliados os resultados obtidos em 2022 para fins de inclusão das demais categorias em 2023.

5) Nos ITF 100, 200 e 400, o terceiro set da categoria de simples será um match-tiebreak de 10 pontos para as categorias 50 a 90 anos.

6) A FENASET conversará com cada organizador, pedindo que o valor da inscrição seja o mínimo possível, que exista um incentivo para o tenista local e que a inscrição das categorias de simples e duplas sejam cobradas em separado, como acontece nos principais torneios da América do Sul.

Esperamos que essas ações melhorem ainda mais os torneios ITF Seniors realizados no Brasil e contamos com a compreensão e apoio de todos os tenistas seniors.

Att.

Departamento de Comunicação da FENASET